Como preservar a vida útil do carro?

Como preservar a vida útil do carro?

Por piquenique      11/11/2022 15:14:17    

Carros bem cuidados possuem maior vida útil e perdem menos valor ao longo do tempo, e cabe a você cuidar do visual e da mecânica.

Não importa se o carro é zero, seminovo, ou velho, quanto mais você cuidar dele, mais tempo ele continuará funcionando e mantendo você e outras pessoas em segurança.

Em quais condições meu veículo precisa estar?

O ideal é que seu veículo esteja sempre nas melhores condições possíveis, afinal, isso influência diretamente no preço de venda dele, na cobertura do seguro, na sua segurança e na das demais pessoas e veículos que dividirão as vias públicas com o seu.

De acordo com o artigo 27 do Código de Trânsito Brasileiro, "antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino". 

Quais cuidados para preservar a vida útil do carro?

Para se ter um carro é necessário um investimento considerável. Logo, quanto maior for a vida útil dele, melhor. Assim, tomar alguns cuidados é indispensável tanto para ele não te deixar na mão de uma hora para outra quanto para a sua segurança.

Manutenção preventiva

Todo carro, ao sair da montadora, possui um plano de manutenção preventiva que vem com o manual. O objetivo desse plano é garantir o máximo da vida útil dele. Segui-lo é uma das formas mais eficientes de manter as condições ideais do carro por mais tempo.

Calibragem de pneus

A calibragem dos pneus influencia diretamente no estado da borracha e na economia de combustível do carro. Usar a calibragem adequada vai permitir maior estabilidade do veículo e um desgaste uniforme, evitando que você tenha que trocar um ou outro separadamente.

Alinhamento e balanceamento

O uso diário do carro em vias com desníveis, buracos, trepidações e outros fatores que gerem impactos mais fortes podem afetar o alinhamento e o balanceamento dos pneus, o que tornará a direção mais complicada, pois o carro começará a puxar para um lado ou outro. Alinhar a cada 10 mil quilômetros é o ideal, mas pode ser necessário fazê-lo antes disso, de acordo com as condições do veículo.

Rodízio de pneus

Os pneus dianteiros tendem a se desgastar mais rápido, por isso o ideal é fazer um rodízio a cada 5 mil quilômetros, para manter o desgaste homogêneo e aproveitar ao máximo a vida útil dos 4 pneus.

Troca de fluidos e filtros

Trocar os fluidos (motor, freio, embreagem, etc.) e filtros no tempo certo é fundamental para manter o carro funcionando de forma adequada e não comprometer outros componentes por falta de lubrificação ou por excesso de resíduos não filtrados.  Não existe um período universal para esse procedimento. Cada carro e motor utilizam o óleo de uma maneira específica e têm sua degradação em determinado ritmo.

O ideal é sempre seguir a definição de fábrica apontada no manual do carro

Limpeza do veículo

Você não precisa polir a cada lavagem, uma boa limpeza com água e sabão adequado já garante proteção. E periodicamente dar um polimento e hidratar painéis e bancos vai ajudar a manter o veículo bonito por mais tempo. 

No mínimo, você vai precisar de limpa vidros, espuma multiuso, esponjas e panos e hidratante de couro

Combustível de qualidade

Por fim, um bom combustível vai ajudar a manter o motor em boas condições, sem acúmulo de resíduos nocivos e também ajudará a melhorar a performance e o consumo. 

 

Como posso proteger meu carro?

Se você seguir todas as orientações, apresentadas aqui e ficar atento às luzes no painel do veículo e a qualquer comportamento anormal, já estará protegendo seu veículo.

Mas alguns pontos são bastante relevantes nessa proteção e podem fazer toda a diferença, reduzindo custos e prolongando a vida útil:

•           usar peças originais: elas foram projetadas para o modelo do seu veículo e se encaixam perfeitamente à estrutura dele, evitando desgaste desnecessário de outras peças e trocas frequentes

•           fazer os serviços em oficina de confiança ou autorizada: procure levar o carro para as manutenções programadas e de emergência em uma autorizada, se isso não for possível, procure uma oficina de confiança

•           dirigir com atenção e cuidado: o seu cuidado com o veículo e uma direção cautelosa ajudarão a protegê-lo ainda mais

•           contratar um seguro auto: o seguro auto é uma proteção a mais que você pode dar ao seu veículo para eventos inesperados, sejam eles causas naturais ou mesmo acidente envolvendo outros veículos

Como o Piquenique seguros pode te ajudar

O Piquenique oferece a você a melhor experiência para a contratação de seguro auto, por uma plataforma integrada e atendimento humanizado.

Um dos nossos principais pilares é a credibilidade, por isso trabalhamos com as melhores seguradoras e produtos do mercado. Para oferecer a você o melhor e da melhor forma possível.

Nossos especialistas estão prontos para te atenderem, conhecer suas necessidades e orientá-lo para a escolha do seguro auto adequado. 

Conheça o Piquenique e descubra como contratar um seguro auto até 40% mais barato do que você vê por aí.